ASSESSOR DE IMPRENSA - serviço imprescindível de comunicação!
O que é um assessor de imprensa? Para que serve um assessor de imprensa?
Qual é a importância de um assessor de imprensa?
A realidade da assessoria de imprensa no Brasil e no mundo.
Qual é a importância de um assessor de imprensa?
A realidade da assessoria de imprensa no Brasil e no mundo.
O mundo, como o Brasil, com os avanços tecnológicos, o aumento do uso da internet, a globalização, a crescente velocidade da informação, um maior ritmo de vida e o desenvolvimento econômico, está se comunicando cada vez mais. Ou seja, nos últimos tempos comunica-se bem é sinônimo de crescimento econômico, de credibilidade das instituições públicas e privadas, de melhor prestação de serviços, de clientes satisfeitos e de confiabilidade de conteúdo. Por isso o trabalho de informação se valorizou muito, aumentado o grau de profissionalização e, conseqüentemente, requerendo mais qualificação. Não está sendo suficiente para o agente (empresário ou contratante do serviço) apenas repassar informações de suas iniciativas e atividades, através dele mesmo ou de um funcionário apenas bem informado. Atualmente, é preciso que o conteúdo (do agente) seja passado para a sociedade através da mídia, da melhor forma e de diversas maneiras, justamente para agregar valor à informação. Daí a necessidade da contratação de um assessor de imprensa, justamente para melhorar a qualidade da informação repassada ao público que, na prática, são os consumidores do agente, seja comprando seus produtos ou solicitando seus serviços. Sendo assim, é imprescindível o assessor de imprensa na sociedade.
Como é o trabalho de um assessor de imprensa?
O trabalho de um assessor de imprensa é muito dinâmico. O jornalista pode fazer realises (sugestões de pautas com informações sobre o seu cliente) para as diversas editorias de jornais impressos, televisivos, radiofônicos ou de internet. Ele pode também enviar realises para programas de TV, cadernos especiais de jornais, revistas. Também faz parte do trabalho de um assessor de imprensa gerar produtos internos de comunicação do cliente, como: jornais, conteúdos de páginas de internet e intranet (dependendo do serviço, até produzir sites do contratante), blogs, fotologs, videoblogs, programas de rádio e televisão internos, enfim, uma gama enorme de serviços. Além disso, é função do profissional acompanhar clientes em entrevistas aos mídias, ora para dar suporte de informação (tanto para quem ele trabalha como para quem solicitar algum conteúdo no momento), ora para utilizar a entrevista como fonte de trabalho para o empregador e ora para cuidar da imagem do mesmo (organizando a entrevista e intermediando o acesso dos mídias). O jornalista também pode trabalhar com o marketing da empresa, auxiliando em sua produção e revisando o que está sendo comunicado numa campanha publicitária. É, pois, de grande utilidade um assessor de imprensa numa empresa.
Qual é a diferença entre um assessor de imprensa para um publicitário?
Apesar de serem da área de Comunicação, a diferença entre um assessor de imprensa e um publicitário é bem distinta. O assessor de imprensa comunica-se com a sociedade através dos mídias, utilizando uma linguagem objetiva, que pode sugerir ou, simplesmente mostrar uma comunicação. O publicitário utiliza uma linguagem “mágica”, atrativa, que mostra a idéia nas entrelinhas. Por isso um publicitário pode trabalhar com um jornalista, porque um tem a idéia chamativa, enquanto o outro revisa o conteúdo que é informado. Um assessor de imprensa divulga, de forma objetiva, os atos do cliente, enquanto um publicitário trabalha a intenção, a pretensão e os anseios do contratante, de forma fantástica (estética), buscando convencer o consumidor de sua comunicação, pela sensibilidade do mesmo. Ou seja, os dois trabalhos (tanto do assessor de imprensa como do publicitário) são importantes para a comunicação do empregador.
Qual é a diferença entre um assessor de imprensa para um relações públicas?
Isso é uma questão polêmica e complexa até hoje nos próprios meios profissionais e nos cursos de Comunicação Social das diversas faculdades e universidades do País. Tanto que existem empresas com profissional de relações públicas exercendo atividade de jornalista (mais especificamente, assessor de imprensa) e vice-versa. Preocupadas com esta realidade, várias instituições de ensino superior já promovem seminários para mostrar a diferença entre as duas profissões e, também, para conscientizar o empresariado da importância das mesmas e suas contratações. Há diferenças sim, e bem distintas, entre o relações públicas e o assessor de imprensa. Um relações públicas cuida de toda apresentação do contratante e suas ações para o público em geral (clientes e potenciais consumidores – novos clientes). Ele não é responsável pela divulgação da empresa e suas atividades. A divulgação é de responsabilidade do assessor de imprensa e do publicitário. No caso do assessor de imprensa, a divulgação é feita através de uma linguagem objetiva. Vamos pensar? Se a apresentação do contratante, através das diversas formas de comunicação, é função do relações públicas, onde entra o assessor de imprensa? A resposta é simples: o assessor de imprensa vai cuidar da divulgação (para e pelos diversos mídias) do que será apresentado pelo relações públicas. Por isso, a importância das empresas terem estes profissionais de comunicação em seu quadro de funcionários. Um exemplo que uma empresa pode ter assessor de imprensa trabalhando junto com relações públicas é a Walt Disney Company. Esta empresa tem os dois tipos de profissionais trabalhando juntos e cuidando de sua imagem em várias partes do mundo. Não é a toa que a Walt Disney possui um patrimônio avaliado em U$ 100 bilhões e a cada ano ela consolida ainda mais sua comunicação e, conseqüentemente, seu capital financeiro.
Qual é a diferença entre um jornalista (assessor de imprensa) e um jornalista (não assessor de imprensa)?
Um jornalista, sem ser assessor de imprensa, informa à sociedade o que está acontecendo nela mesma, sobre os mais variados temas: política, economia, cultura, etc. A atividade dele é mais dinâmica e, neste caso, não é direcionada para a empresa ou outro tipo de contratante que seria divulgado, caso exercesse a função de assessor de imprensa. Porém, em ambas as especialidades, para executá-las e comunicar o conteúdo da melhor forma, o jornalista tem que estar bem informado e com o mesmo grau de conhecimento.
Qual é a diferença entre um jornalista (não assessor de imprensa) e um relações públicas?
O jornalista (não assessor de imprensa) vai informar à sociedade o que está acontecendo nela mesma sobre os mais diversos temas, como já coloquei no item acima. Já o relações públicas, restringe sua informação ao que for relacionado com o empregador em sua apresentação para os clientes e potenciais consumidores (novos clientes). A área de atuação do relações públicas é mais direcionada do que a do jornalista (não assessor de imprensa). A mesma situação ocorre com o jornalista (assessor de imprensa) e o que não exerce esta atividade.
Texto de Eduardo Maia, jornalista (DRT-PE: 3.444), Recife, Pernambuco, Nordeste, Brasil – 07.05.2009