domingo, 3 de maio de 2009

Como é o trabalho de uma assessoria de imprensa?

ASSESSOR DE IMPRENSA - serviço imprescindível de comunicação!

O que é um assessor de imprensa? Para que serve um assessor de imprensa?
Qual é a importância de um assessor de imprensa?
A realidade da assessoria de imprensa no Brasil e no mundo.

O mundo, como o Brasil, com os avanços tecnológicos, o aumento do uso da internet, a globalização, a crescente velocidade da informação, um maior ritmo de vida e o desenvolvimento econômico, está se comunicando cada vez mais. Ou seja, nos últimos tempos comunica-se bem é sinônimo de crescimento econômico, de credibilidade das instituições públicas e privadas, de melhor prestação de serviços, de clientes satisfeitos e de confiabilidade de conteúdo. Por isso o trabalho de informação se valorizou muito, aumentado o grau de profissionalização e, conseqüentemente, requerendo mais qualificação. Não está sendo suficiente para o agente (empresário ou contratante do serviço) apenas repassar informações de suas iniciativas e atividades, através dele mesmo ou de um funcionário apenas bem informado. Atualmente, é preciso que o conteúdo (do agente) seja passado para a sociedade através da mídia, da melhor forma e de diversas maneiras, justamente para agregar valor à informação. Daí a necessidade da contratação de um assessor de imprensa, justamente para melhorar a qualidade da informação repassada ao público que, na prática, são os consumidores do agente, seja comprando seus produtos ou solicitando seus serviços. Sendo assim, é imprescindível o assessor de imprensa na sociedade.

Como é o trabalho de um assessor de imprensa?

O trabalho de um assessor de imprensa é muito dinâmico. O jornalista pode fazer realises (sugestões de pautas com informações sobre o seu cliente) para as diversas editorias de jornais impressos, televisivos, radiofônicos ou de internet. Ele pode também enviar realises para programas de TV, cadernos especiais de jornais, revistas. Também faz parte do trabalho de um assessor de imprensa gerar produtos internos de comunicação do cliente, como: jornais, conteúdos de páginas de internet e intranet (dependendo do serviço, até produzir sites do contratante), blogs, fotologs, videoblogs, programas de rádio e televisão internos, enfim, uma gama enorme de serviços. Além disso, é função do profissional acompanhar clientes em entrevistas aos mídias, ora para dar suporte de informação (tanto para quem ele trabalha como para quem solicitar algum conteúdo no momento), ora para utilizar a entrevista como fonte de trabalho para o empregador e ora para cuidar da imagem do mesmo (organizando a entrevista e intermediando o acesso dos mídias). O jornalista também pode trabalhar com o marketing da empresa, auxiliando em sua produção e revisando o que está sendo comunicado numa campanha publicitária. É, pois, de grande utilidade um assessor de imprensa numa empresa.

Qual é a diferença entre um assessor de imprensa para um publicitário?

Apesar de serem da área de Comunicação, a diferença entre um assessor de imprensa e um publicitário é bem distinta. O assessor de imprensa comunica-se com a sociedade através dos mídias, utilizando uma linguagem objetiva, que pode sugerir ou, simplesmente mostrar uma comunicação. O publicitário utiliza uma linguagem “mágica”, atrativa, que mostra a idéia nas entrelinhas. Por isso um publicitário pode trabalhar com um jornalista, porque um tem a idéia chamativa, enquanto o outro revisa o conteúdo que é informado. Um assessor de imprensa divulga, de forma objetiva, os atos do cliente, enquanto um publicitário trabalha a intenção, a pretensão e os anseios do contratante, de forma fantástica (estética), buscando convencer o consumidor de sua comunicação, pela sensibilidade do mesmo. Ou seja, os dois trabalhos (tanto do assessor de imprensa como do publicitário) são importantes para a comunicação do empregador.

Qual é a diferença entre um assessor de imprensa para um relações públicas?

Isso é uma questão polêmica e complexa até hoje nos próprios meios profissionais e nos cursos de Comunicação Social das diversas faculdades e universidades do País. Tanto que existem empresas com profissional de relações públicas exercendo atividade de jornalista (mais especificamente, assessor de imprensa) e vice-versa. Preocupadas com esta realidade, várias instituições de ensino superior já promovem seminários para mostrar a diferença entre as duas profissões e, também, para conscientizar o empresariado da importância das mesmas e suas contratações. Há diferenças sim, e bem distintas, entre o relações públicas e o assessor de imprensa. Um relações públicas cuida de toda apresentação do contratante e suas ações para o público em geral (clientes e potenciais consumidores – novos clientes). Ele não é responsável pela divulgação da empresa e suas atividades. A divulgação é de responsabilidade do assessor de imprensa e do publicitário. No caso do assessor de imprensa, a divulgação é feita através de uma linguagem objetiva. Vamos pensar? Se a apresentação do contratante, através das diversas formas de comunicação, é função do relações públicas, onde entra o assessor de imprensa? A resposta é simples: o assessor de imprensa vai cuidar da divulgação (para e pelos diversos mídias) do que será apresentado pelo relações públicas. Por isso, a importância das empresas terem estes profissionais de comunicação em seu quadro de funcionários. Um exemplo que uma empresa pode ter assessor de imprensa trabalhando junto com relações públicas é a Walt Disney Company. Esta empresa tem os dois tipos de profissionais trabalhando juntos e cuidando de sua imagem em várias partes do mundo. Não é a toa que a Walt Disney possui um patrimônio avaliado em U$ 100 bilhões e a cada ano ela consolida ainda mais sua comunicação e, conseqüentemente, seu capital financeiro.

Qual é a diferença entre um jornalista (assessor de imprensa) e um jornalista (não assessor de imprensa)?

Um jornalista, sem ser assessor de imprensa, informa à sociedade o que está acontecendo nela mesma, sobre os mais variados temas: política, economia, cultura, etc. A atividade dele é mais dinâmica e, neste caso, não é direcionada para a empresa ou outro tipo de contratante que seria divulgado, caso exercesse a função de assessor de imprensa. Porém, em ambas as especialidades, para executá-las e comunicar o conteúdo da melhor forma, o jornalista tem que estar bem informado e com o mesmo grau de conhecimento.

Qual é a diferença entre um jornalista (não assessor de imprensa) e um relações públicas?

O jornalista (não assessor de imprensa) vai informar à sociedade o que está acontecendo nela mesma sobre os mais diversos temas, como já coloquei no item acima. Já o relações públicas, restringe sua informação ao que for relacionado com o empregador em sua apresentação para os clientes e potenciais consumidores (novos clientes). A área de atuação do relações públicas é mais direcionada do que a do jornalista (não assessor de imprensa). A mesma situação ocorre com o jornalista (assessor de imprensa) e o que não exerce esta atividade.

Texto de Eduardo Maia, jornalista (DRT-PE: 3.444), Recife, Pernambuco, Nordeste, Brasil – 07.05.2009

Como é meu trabalho como jornalista?


EM COMUNICAÇÃO – ASSESSORIA DE IMPRENSA E MULTIMÍDIA

Eu me chamo Eduardo Maia e sou jornalista (DRT-PE: 3444) em Recife, Pernambuco. Formei-me pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), em junho de 2004. Após um ano de formação decidi tocar meu próprio negócio. Foi daí que surgiu a ideia de trabalhar como prestador de serviço na área de Jornalismo. A EM Comunicação - Assessoria de Imprensa e Multimídia – é um de meus sonhos realizado, só possível graças, também, aos meus 5 (cinco) anos de estágios. Dia 1º de maio deste ano (2009) minha assessoria completou 4 (anos) anos de existência, obtendo inúmeros resultados positivos, tanto em nível local como nacional. Mas tudo se conquista aos poucos, com qualidade, honestidade, trabalho, capacitação, atualização, ética, estudo, atitude e comprometimento com a verdade. Faço a ligação do cliente com a sociedade através dos mídias, além de acompanhar as atividades desenvolvidas e as possíveis entrevistas dos mesmos. O título "Multimídia" no nome fantasia de meu trabalho foi colocado para destacar a outra finalidade de minhas atividades profissionais, que é a de ser também um jornalista multimídia. Sou multimídia porque trabalho com diversas comunicações e consultoria: televisiva, radiofônica, escrita, virtual (internet), musical e literária.

MELHOR TRABALHO JORNALÍSTICO

PAGODE NA REAL – A MÚSICA PRODUZIDA NO RECIFE: melhor trabalho jornalístico que fiz! Com o objetivo de valorizar o pagode local, e, consequentemente, a MPB, mostrando sua realidade e possível qualidade, o Projeto Experimental em Rádio foi aprovado com 9,3, no final do 1º semestre de 2004, por uma Comissão de Comunicação altamente gabaritada, composta por profissionais do Diário de Pernambuco do Grupo Diário Associados (um dos mais importantes do Brasil), do Sistema Jornal do Commercio (o maior veículo de comunicação do Norte-Nordeste do País) e da própria Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). Na ocasião, foi a 2ª maior nota dos projetos de Rádio e 3ª de todos em Jornalismo da Unicap. O trabalho consiste em uma série de dois programas, com 15 minutos cada um, sobre o pagode recifense. Eu o fiz junto com o amigo e jornalista Klein Pereira. A jornalista Manuela Paiva nos ajudou com a locução. O técnico de som foi Marcos Cavalcanti. O professor e comunicador Carlos Benevides supervisionou a ideia. Um dos motivadores deste trabalho foi o saudoso amigo, José Antônio. O projeto foi o resultado de uma pesquisa profunda sobre samba e pagode: 10 anos de estudo, mais de 70 entrevistas, mais de 15 fitas cassette, mais de 100 shows assistidos (entre eles, o do grupo Fundo de Quintal - um dos entrevistados do trabalho).

BLOG DO EDUARDO MAIA: EM COMUNICAÇÃO ASSESSORIA DE IMPRENSA E MULTIMÍDIA

O meu blog (Blog do Eduardo Maia – EM Comunicação Assessoria de Imprensa e Multimídia - criado no dia 13.10.2007 e que tem a marca expressiva de mais de 56.000 acessos), desde dia 1º de maio deste ano (2009), já está funcionando, atualizado, com nova roupagem, com mais conteúdo, com novo endereço e com mais tecnologias para melhor interagir. Apesar de repaginado, o Blog do Eduardo Maia trará informações do blog anterior legais de se mostrar novamente. O novo endereço é o seguinte: www.emcomunicacao.blogspot.com . Eu desenvolvo este trabalho jornalístico, da melhor maneira possível, procurando partilhar informações, reflexões e outros conteúdos! O meu antigo blog ( http://www.blog.pop.com.br/emcom ou http://ube-167.pop.com.br/verBlog.php?id=3611 ) continuará funcionando apenas para simbolizar o começo do meu blog (Blog do Eduardo Maia), que existe desde outubro de 2007.

SERVIÇOS OFERECIDOS

Em meu trabalho desenvolvo as seguintes atividades: apuração das mais variadas informações com os diversos veículos de comunicação; elaboração de realises para a imprensa em geral; acompanhamento e monitoramento do cliente em sua comunicação com a sociedade; estudo da comunicação feita pelos diversos mídias, para estar, cada vez mais qualificado para informar sobre as atividades executadas pelo cliente; consultoria de comunicação; produção e redação de textos para os diversos programas dos mídias; realização de matérias e reportagens para televisão, rádio, jornal, internet e intranet; e elaboração de conteúdos para outros tipos de mídias como, por exemplo, blogs, sites, etc. O tipo de serviço de comunicação a ser prestado é previamente acordado com o cliente.

PREÇO DE ALGUNS DE MEUS SERVIÇOS JORNALÍSTICOS
(baseado na nova tabela para freelance, repassada pelo Sindicato dos Jornalistas de Pernambuco – SJPE).

Os valores, passíveis de negociação, são os seguintes:
. R$ 224,91, por página feita;
. R$ 1.360,80, por mês de trabalho.
Outros serviços jornalísticos que disponibilizo:
. R$ 100,00, cada consulta;
. R$ 232,50, cada anúncio em meu blog (ou, futuramente, possível site).

COMO É FEITO O CONTATO COM O CLIENTE?

1º PASSO: Contato (abordagem) – vou saber o que o cliente deseja com o meu trabalho – SERVIÇO GRÁTIS; 2º PASSO: Informação(ões) para divulgação – vou apurar, junto ao cliente, o conteúdo que ele quer mostrar (e deverá ser mostrado) à sociedade, através dos diversos tipos de mídia – SERVIÇO GRÁTIS; 3º PASSO: Exposição da estratégia para divulgação do trabalho – vou mostrar ao cliente como divulgarei o seu trabalho e qual(ais) veículo(s) vou utilizar para isso, ouvindo também sua sugestão – SERVIÇO PAGO ANTECIPADO OU METADE ANTES E A OUTRA METADE DEPOIS DO TRABALHO REALIZADO; 4º PASSO: Assinatura de contrato – SERVIÇO(S) ACORDADO(S) ENTRE AS PARTES, ATRAVÉS DO CONTRATO, PAGO(S) ANTECIPADO(S) OU METADE ANTES E A OUTRA METADE DEPOIS DO TRABALHO REALIZADO; 5º PASSO: Divulgação – uma vez acertado o(s) serviço(s) no contrato, vou divulgar a(s) informação(ões), já apurada(s) no 3º PASSO, para os diversos tipos de mídia (imprensa, internet, intranet, blog, etc), como foi combinado no documento com o cliente, mostrando, posteriormente ao mesmo, o resultado da divulgação por e-mails, clipagens, jornais e/ou relatório – SERVIÇO(S) ACORDADO(S) ENTRE AS PARTES, ATRAVÉS DO CONTRATO, PAGO(S) ANTECIPADO(S) OU METADE ANTES E A OUTRA METADE DEPOIS DO TRABALHO REALIZADO.

CONTATO

Telefones: (81) 32315499 ou (81) 88081641 ou (81) 9206.6000;
Telefax: (81) 34239854;
Messenger (MSN): emcomunicacao2@hotmail.com ;

ENDEREÇO PARA REUNIÃO

O meu endereço para reuniões e correspondência fica na Rua Aluísio de Azevedo, nº 200, sala 902, Empresarial José Borba Maranhão, Santo Amaro, Recife-PE, CEP: 50.100-090.

Texto de Eduardo Maia, jornalista (DRT-PE: 3.444), Recife, Pernambuco, Nordeste, Brasil – 07.05.2009

Atenção! Criança precisa ser operada com urgência!



Atenção! Criança precisa ser operada com urgência!


ATENÇÃO! CRIANÇA PRECISA SER OPERADA COM URGÊNCIA! Confiem no que eu estou repassando. É GRAVÍSSIMO! De acordo com matéria publicada na página 02 do caderno de Cidades do Jornal do Commercio de Pernambuco (um dos mais respeitados jornais do Brasil) do dia 20 de novembro de 2008, o garoto Cauã, de apenas 03 (três) anos, portador de deficiência grave de cálcio nos ossos e atrofia nos membros, necessita ser operado com urgência. A cirurgia não pode ser realizada em Recife, onde ele mora. O único lugar do país que trata de sua especialidade é a AACD-SP, mas a lista de espera para cirurgia de correção demora, em média, 8 anos, tempo que Cauã não pode aguardar, pois ele pode morrer em poucos meses. O jeito será fazer a cirurgia fora do país. A cirurgia é muito cara (R$ 50 mil) e a família humilde pede ajuda. Até fevereiro de 2009 a família só conseguiu juntar cerca de R$ 18 mil.

De acordo com o Jornal do Commercio, quem quiser ajudar, Cauã poderá fazê-lo de duas formas: a) Doando qualquer quantia na conta bancária do Banco Bradesco, agência 2080-0, conta poupança nº 2927370-7; e b) Entrando em contato com Tatiana Alves de Araújo Souza (mãe de Cauã) pelo telefone (81) 8775.1834. Mais informações com o editor de Cidades do JC, André Malagueta Galvão – agalvao@jc.com.br . O telefone da editoria é o (81) 3413.6187. Para acessar a reportagem do Jornal do Commercio, basta o assinante do impresso acessar o site do JC: http://jc.uol.com.br .

Eu entendo perfeitamente as dúvidas de vcs. Eu também tinha. Só confiei em repassar esta informação depois que pensei: “o Jornal do Commercio de Pernambuco, um dos mais importantes jornais do país, foi quem fez a reportagem com a mãe e Cauã”. Ou seja: o JC não iria dar uma informação falsa! Lendo a reportagem, conversando com mãe de Cauã e constatando que a informação é verdadeira, eu me sensibilizei. Eu não tenho muito o que ajudar materialmente esta família, mas, como comunicador, acho que poderia divulgar a situação. Foi aí que optei por fazê-lo. Neste álbum, vocês têm acesso também à reportagem e aos telefones de contato da mãe de Cauã e do editor de cidades do JC. Pessoal, pelo que li essa doença é grave e Cauã só tem alguns meses de vida. Se cerca de 32 mil pessoas doarem apenas R$ 1,00, a família de Cauã terá condições de pagar o tratamento lá fora. Eu confio plenamente nesta informação e a divulgação para mais pessoas só aumentará as chances de arrecadação de dinheiro para tratar Cauã.

Texto de Eduardo Maia, jornalista (DRT-PE: 3.444) – 03.05.2009 (baseado na reportagem do Jornal do Commercio do dia 20 de novembro de 2008 – 20.11.2008)

Cidadania: alguns telefones úteis



Cidadania: alguns telefones úteis


Cidadania é um conceito amplo e bastante dinâmico. Você pode ser um cidadão de diversas formas: sendo um profissional honesto e/ou uma pessoa justa, sociável, entre outras inúmeras características. Todas elas vão chegar ao denominador comum: melhoria de vida. Para isso, principalmente, é importante que, não só você como toda a população da qual fazes parte seja consciente e agente de seus direitos e deveres. Só assim existirá um transporte mais justo, uma educação de qualidade, a diminuição da violência, o aumento da oferta de emprego e outros tantos benefícios. Todas as evoluções sociais só foram e ainda são possíveis graças à cidadania, o famoso “berro construtivo”.

Então, eis aqui uma das formas indispensáveis e úteis de se exercitar a voz e os movimentos corpóreos: TELEFONES ÚTEIS DE CONTATO. Alguns números de contato variam de Estado para Estado. Outros são nacionais e servem para qualquer lugar do País.

Os telefones são os seguintes:
101 – Chamadas Interurbanas Via Telefonista para Cidades Sem DDD: alguns TELEFONES ÚTEIS válidos para todo País (Brasil);
130 – Hora Certa: alguns TELEFONES ÚTEIS válidos para todo País (Brasil);
147 – Polícia Civil: alguns TELEFONES ÚTEIS válidos para todo País (Brasil);
192 – Pronto Socorro de cada Estado: alguns TELEFONES ÚTEIS válidos para todo País (Brasil);
195 – Água e Esgoto – Vazamento e Falta de Água: alguns TELEFONES ÚTEIS válidos para todo País (Brasil);
1551 – Polícia Rodoviária Estadual: alguns TELEFONES ÚTEIS válidos para todo País (Brasil);
0800.550135 – Telegrama Fonado: alguns TELEFONES ÚTEIS válidos para todo País (Brasil);
102 – Informações Gratuitas (Somente Ligando de Orelhão - Telefone Público), Sobre Telefones Novos e Tarifas para os Já Existentes: alguns TELEFONES ÚTEIS válidos para todo País (Brasil);
132 – Previsão do Tempo: alguns TELEFONES ÚTEIS válidos para todo País (Brasil);
158 – Central de Reclamações Operacionais de Ônibus: alguns TELEFONES ÚTEIS válidos para todo País (Brasil);
193 – Corpo de Bombeiros: alguns TELEFONES ÚTEIS válidos para todo País (Brasil);
199 – Defesa Civil de cada Estado: alguns TELEFONES ÚTEIS válidos para todo País (Brasil);
0800.110197 – Pedidos de Ligações – Vazamento e Falta de Gás Canalizado: alguns TELEFONES ÚTEIS válidos para todo País (Brasil);
0800.560159 – Correios – Serviços de Atendimento ao Usuário: alguns TELEFONES ÚTEIS válidos para todo País (Brasil);
103 + os 3 (TRÊS) Primeiros Números do Telefone com Defeito – Solicitação de Reparo: alguns TELEFONES ÚTEIS válidos para todo País (Brasil);
134 – Despertador Automático: alguns TELEFONES ÚTEIS válidos para todo País (Brasil);
190 – Polícia Militar e Acidentes de Trânsito: alguns TELEFONES ÚTEIS válidos para todo País (Brasil);
194 – CET – Companhia Estadual de Trânsito – cada Estado do Brasil tem uma: alguns TELEFONES ÚTEIS válidos para todo País (Brasil);
1512 – PROCON – Órgão de Defesa do Consumidor de Cada Estado do Brasil: alguns TELEFONES ÚTEIS válidos para todo País (Brasil);
0800.196196 – Emergência – Falta de Luz e Força: alguns TELEFONES ÚTEIS válidos para todo País (Brasil);
0800.7715102 – Informações sobre Números de Telefones de Outras Cidades (DDD + 21): alguns TELEFONES ÚTEIS válidos para todo País (Brasil).

Texto de Eduardo Maia, jornalista (DRT-PE: 3.444) – 11.11.2007 (atualizado em 03.05.2009)