sábado, 13 de fevereiro de 2010

HUMANIZAR a EDUCAÇÃO: uma ótima reflexão!

   

HUMANIZAR a EDUCAÇÃO: uma ótima reflexão!

“É preciso humanizar a educação”, com esta afirmação a professora Leonice Alves Maia, juntamente com alunos da turma de Lingüística, do Mestrado da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e dos professores e orientadores Junot Cornélio Matos e Shalimar Michele Gonçalves da Silva, lançou o livro “Linguagem e Educação: diálogos de fronteira”, com o apoio da Editora Fasa (Fundação Antônio dos Santos Abranches), que reúne todas as teses dos mestrandos.

Numa sociedade onde ainda se precisa melhorar muito a educação, apesar de alguns avanços inquestionáveis do Governo Lula, o trabalho da professora Leonice se mostrou bastante atual. A tese da acadêmica se destaca no livro justamente pela reflexão de como se fazer e construir uma educação com mais qualidade no Brasil, através da motivação do aluno e de uma maior interação, participação e diálogo do professor com o estudante, sem imposição de didática. Com isso, melhorando a dinâmica da aula e, consequentemente, aumentando a participação e, principalmente, o interesse do aluno para a construção de uma realidade social mais justa. Ou seja: humanizar a educação, tornando-a não só carga horária, mas, essencialmente e definitivamente, o principal instrumento de mudança social.

O livro em si é uma preciosidade para os diversos profissionais de educação e, principalmente, para o cidadão que gosta de uma boa leitura e busca contribuir para um País melhor. Vale a pena realmente a leitura! Não à toa, uma das principais fontes de estudo de Leonice foi o escritor pernambucano Gomes de Matos, que até hoje é considerado uma das maiores referências brasileiras, e até mundiais, na defesa de educação mais reflexiva (pensante) em sintonia e com o compromisso de se buscar uma sociedade mais justa. "Uma educação mais humana, além de provocar, instiga, motiva naturalmente o aluno a ver o mundo de forma diferente, através do intenso exercício do pensamento e da nova maneira de encarar a vida", destacou a educadora.

Para adquirir o livro “Linguagem e Educação: diálogos de fronteira”, basta entrar em contato com a professora Leonice Alves Maia, através dos telefones: (81) 3423.9854 ou (81) 3231.5499. Ou ainda entrar em contato com a Pró-reitoria Acadêmica da Unicap, pelos telefones (81) 2119-4369 ou 2119.4388, de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h30 e das 14h30 às 17h. O livro custa apenas R$ 20,00. Uma leitura bastante acessível e que pode ajudar a mudar, cada vez mais, a maneira de se enxergar e de se fazer a educação no Brasil como um todo (País, estados, municípios, colégios particulares)!

(Professora e escritora, Leonice Alves Maia)

 Texto de Eduardo Maia, jornalista (DRT-PE: 3.444) – 13.02.2010 (atualizado em 07.03.2010)