quarta-feira, 13 de maio de 2009

MEU NOVO ORKUT: EM Comunicação – Assessoria de Imprensa


MEU NOVO ORKUT: EM Comunicação – Assessoria de Imprensa
(http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?rl=ls&uid=6001506122638006309 ).

Vou aproveitar o espaço de meu blog para divulgar um outro meio legal de comunicação que fiz: o meu novo orkut (EM Comunicação – Assessoria de Imprensa). Nele também há bastante informação sobre os mais diversos temas e particularidades a respeito de minha pessoa e de meu trabalho como jornalista. Vale a pena conferir! O endereço é: http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?rl=ls&uid=6001506122638006309 . Até mais!

Texto de Eduardo Maia, jornalista (DRT-PE: 3.444) – 22.05.2008 (atualizado em 13.05.2009)

Livro Prático do Emprego



Livro Prático do Emprego


Não sou muito de indicar livro de leitura, pois acho isso muito pessoal. Mas, às vezes, gosto de sugerir, quando me identifico demais com a obra. Têm alguns livros bastante legais que, posteriormente, havendo possibilidade, mostrarei de forma bem sucinta para despertar a curiosidade e o interesse pela leitura. Um deles é o “Livro Prático do Emprego”, do autor Ronaldo Medeiros, apoiado pela editora Ediouro. Trata-se de um guia para se conseguir emprego muito interessante e com uma linguagem bastante acessível. O mais legal é que Ronaldo Medeiros vai despertando o interesse e a consciência do leitor para o tema “emprego”, através da história do trabalho na sociedade até os dias atuais. Com isso, o autor mostra e dar dicas de como conseguir o emprego que se escolheu e de como conservar seu emprego. Vale a pena realmente adquirí-lo! E o preço é bastante acessível: o livro custa R$ 10,90 e pode ser pedido pelo site da Ediouro (www.ediouro.com.br) ou encontrado em alguns lugares como supermercados e livrarias. A obra, de 125 páginas, conta com 3 (três) capítulos divididos em 9 (nove) partes.

Texto de Eduardo Maia, jornalista (DRT-PE: 3.444) – 22.05.2008 (atualizado em 13.05.2009)

Participem deste BLOG também com suas CIDADANIAS!



Participem deste BLOG também com suas CIDADANIAS!


Se vocês tiverem alguma(s) informação(ões) VERÍDICAS, seja(m) denúncia(s) construtiva(s) ou acontecimento(s) importante(s) sobre a estrutura da cidade em que moram, ou de outra(s) cidade(s), mandem o texto (com foto e telefone de contato – apuração do conteúdo enviado) para meu e-mail: emcomunicacao@hotmail.com . Lembrem-se: a participação de todos nós é importantíssima para melhorar, cada vez mais, a sociedade que estamos inseridos. Este blog é também mais um espaço para vocês exercerem suas cidadanias.

Texto de Eduardo Maia, jornalista (DRT-PE: 3.444) – 22.05.2008 revisado em 26.05.2008 (atualizado em 13.05.2009)

SEI: até quando o descaso em alguns terminais? SEI não, viu?


SEI: até quando o descaso em alguns terminais? SEI não, viu?

No dia 10 de maio de 2008 (ano passado), de casa em direção ao centro do Recife, eu me deparei novamente com uma imagem que, infelizmente, já está fazendo parte, há mais de uma década, do cotidiano da Região Metropolitana da capital pernambucana: a pouca estrutura para os usuários e a falta de manutenção básica da maioria dos terminais do Sistema Estrutural Integrado (SEI), especialmente, o do Joana Bezerra, em Recife.

O SEI é uma rede de transporte público que engloba linhas de ônibus e de metrô. Todas as linhas são integradas através de terminais especialmente construídos para isso. A parte externa dos terminais é de responsabilidade do Grande Recife Consórcio de Transporte (antiga EMTU – Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos), que é um órgão vinculado ao Estado e aos 14 municípios da Região Metropolitana do Recife (RMR), através de um consórcio de transporte, primeira experiência do tipo no País. Já o lado interno dos terminais, onde ficam as paradas do metrô, é de responsabilidade do Metrorec (Metrô do Recife), repartição pública da União em Pernambuco.

Neste texto, especificamente, vou destacar a questão dos banheiros públicos nos terminais do SEI. Muitos terminais não têm. Os que possuem, poucos funcionam bem e a maioria sem a menor condição de higiene, servindo até de foco para doenças como a dengue, por exemplo. O terminal de Joana Bezerra se enquadra neste último, como mostram as fotos. Um absurdo! Lamentável! Até quando haverá descaso nesta área?

Já no caso do metrô, apesar de todas as boas orientações para se tratar bem o usuário, para se usar banheiro particular dos trabalhadores do metrô, já que, como citei, na maioria dos terminais não existem banheiros públicos, os contribuintes, pasmem, chegam até mentir para os vigilantes ou funcionários e, não raras vezes, não conseguem a compreensão.

No entanto, vale ressaltar que, periodicamente, são realizadas pesquisas para saber a opinião dos usuários sobre as falhas e as possíveis melhorias a serem feitas no SEI. Eu, inclusive, já participei de uma das campanhas, como cidadão. Mas, pelo visto, a pesquisa não está sendo muito levada em consideração pelas autoridades, pelos seguintes fatos: falta de segurança, poucos banheiros públicos, frota pequena de ônibus, entre outros. Por outro lado, é evidente a evolução do sistema, com mais terminais integrados, novos metrôs climatizados, novas linhas de ônibus. Porém, existe ainda uma clara falta de uma estrutura eficaz e básica para a demanda de usuários do SEI.

Entre os dias 03 de janeiro e 10 de fevereiro de 2008 fiz uma viagem ao Estado do Rio de Janeiro e a realidade nos terminais integrados, seja de trem ou de metrô ou ônibus, é bem parecida, com algumas exceções, é claro. O pior é que isso acontece em todas as metrópoles brasileiras, infelizmente, com uma ou outra diferença. Até quando o cidadão será desrespeitado?Quando questionadas sobre esta situação, as autoridades vêm sempre com o mesmo discurso: “Isso é um problema de todas as cidades e estamos tentando encontrar formas de solucioná-lo”. Ora! O problema de saneamento básico em terminais de transporte público não é tão difícil de resolver. Basta aplicar direito o dinheiro dos impostos de nós contribuintes (cidadãos, usuários) e fiscalizar o trabalho dos funcionários que cuidam do serviço de higiene das paradas do SEI. Por isso que, na minha opinião, nada justifica o descaso ou o pouco caso, como queiram!

Neste mesmo dia, por exemplo, os funcionários de limpeza da Estação Joana Bezerra estavam conformados com a situação do banheiro e praticamente não fizeram nada de relevante para limpá-lo e atender melhor os usuários. Mesmo com a aparente falta de água, tinham tonéis com o líquido que davam para fazer a higiene do local. Não vou entrar em detalhes de como presenciei o banheiro porque foi algo horrível e o mais importante para reflexão social é o registro da situação. As fotos dão uma idéia do estado do local.

Mais informações sobre o SEI pelo site do Grande Recife (http://www.granderecife.pe.gov.br/). O Grande Recife Consórcio de Transporte disponibiliza serviço com ligação gratuita, pelo telefone 0800-0810158, das 7h às 19h, nos dias úteis, para informações e reclamações sobre o Sistema de Transporte Público de Passageiros. Já a Central de Informações de Trânsito do Grande Recife Consórcio de Transporte funciona 24 horas por dia, através do telefone 118. Neste outro contato, a população pode repassar informações sobre problemas na sinalização semafórica e gráfica, tirar dúvidas ou dar sugestões a respeito das questões do trânsito dos municípios conveniados ao Estado. O Grande Recife também disponibiliza e-mail para dúvidas, denúncias e sugestões, que é o: imprensa@granderecife.pe.gov.br . Além disso tem espaço da ouvidoria no site para estas mesmas iniciativas.

Outra fonte de consulta é o site do Metrorec (http://www.metrorec.com.br/). O telefone da ouvidoria do órgão federal em Pernambuco é (81) 2102.8500. O e-mail é: ouvidoria@metrorec.com.br .

Além de cuidar, vale muito a pena fiscalizar para melhorar o que é nosso!

Texto de Eduardo Maia, jornalista (DRT-PE: 3.444) – 22.05.2008 revisado em 26.05.2008 (atualizado em 13 e 14.05.2009)