sábado, 16 de maio de 2009

CLICISTA CERTO PEDALA CERTO!


CLICISTA CERTO PEDALA CERTO!
(campanha do DETRAN-PE)

Uma campanha bastante providencial e muito importante! É assim que eu vejo a ação de divulgação dos direitos e deveres dos ciclistas promovida pelo Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (DETRAN-PE). Além da orientação legal a este público, o DETRAN-PE, através de um folder bem explicativo, distribuído pelos seus funcionários externos, está dando dicas sobre os melhores lugares e horários de circulação, entre outras observações.

Para mim, é um tema muito atual, principalmente depois que o Código de Trânsito passou a orientar a conduta do ciclista, como ocorre com os motoqueiros, motoristas e pedestres. Infelizmente, a norma não é totalmente aplicada pelos agentes de trânsito, tendo como conseqüência o descumprimento da Lei e não fiscalização de muitas infrações cometidas pelo cidadão

De qualquer, forma, mesmo assim, é uma ótima iniciativa essa campanha do DETRAN-PE envolvendo os ciclistas, principalmente, porque, lamentavelmente, a maioria não sabe ou insiste em não querer saber (ou não querem seguir mesmo) de seus direitos e deveres pela nova regra de trânsito. Por isso, é muito comum ver ciclistas passando sinal vermelho; ver ciclistas parando na faixa de pedestre; ver ciclistas conduzindo a bicicleta na contramão da via; ver ciclistas pedalando na parte esquerda de via de mão única; ver ciclistas circulando em calçadas,....

Claro que existe o outro lado da moeda também, como: a maioria quase que absoluta das cidades brasileiras não tem, tem pouca (e/ou mal cuidadas) ciclovias; a pouca (em muitos casos, até falta) de segurança de muitos municípios faz com que muitos ciclistas, com medo de serem assaltados, não cumpram o que determina o novo código de trânsito (Ex: parar em sinal vermelho pode significar assalto e perda da bicicleta); o ciclista não é respeito por motoristas, motoqueiros e até, pasmem, pedestres; enfim, várias questões se pode colocar aqui tentando justificar o não cumprimento do código de trânsito por parte da maioria dos ciclistas.

Porém, isso não justifica! E os fatos estão aí: em grande parte dos acidentes envolvendo ciclistas, são eles os principais responsáveis. Mesmo quando não respondem pelos desastres, se os ciclistas seguissem as novas normas e orientações de trânsito, certamente, as ocorrências e os seus impactos diminuiriam sensivelmente.

Portanto, na minha opinião, vale a pena seguir o Código de Trânsito!

A campanha do DETRAN-PE traz um folder com as seguintes orientações para os ciclistas:

USE: capacete, óculos ou viseira, cotoveleiras e joelheiras, além de roupas claras para que os outros condutores o vejam com maior facilidade. Equipamentos obrigatórios: retrovisor esquerdo, campainha, dispositivo retrorrefletor (tanto na frente como atrás da bicicleta), sinalização noturna na lateral (fixadas nos raios dos pneus) e nos pedais.

PROCURE: andas nas ciclofaixas e ciclovias. Quando não houver, pedale pela direita, perto do meio-fio, no mesmo sentido dos veículos. Prestar atenção nas conversões e nos cruzamentos, pontos de ônibus e veículos estacionados, pois as portas podem ser abertas de forma repentina. Quando estiver em grupo, pedalar sempre em fila única. Sinalizar (com o braço mesmo) sempre suas intenções. Respeitar a preferência do pedestre.

EVITE: circular em ruas muito movimentadas. Pegar “carona” em ônibus ou caminhões. Usar fones de ouvido. Pedalar sob efeito de bebida alcoólica.

Texto de Eduardo Maia, jornalista (DRT-PE: 3.444) – 16.05.2009