terça-feira, 16 de junho de 2009

Justiça proíbe bebidas alcoólicas em estádios de Pernambuco


Justiça proíbe bebidas alcoólicas em estádios de Pernambuco

Sei que esse assunto já passou, mas acho importante fazer essa reflexão para tentar contribuir com a melhoria do marketing da Federação Pernambucana de Futebol para com o futebol de Pernambuco. Sou totalmente a favor da proibição de venda de bebidas alcoólicas nos estádios de futebol. O que o sr. Carlos Alberto Oliveira tentou fazer com o futebol de Pernambuco no campeonato deste ano (2009), atrelando o mesmo à liberação de cerveja nos estádios, é de uma irresponsabilidade descomunal. A violência certamente iria aumentar! Até um leigo sabe que bebida alcoólica e violência combinam! Apesar de concordar com o modelo de marketing, de associar o Campeonato a um patrocinador, discordo totalmente do tipo de marketing que foi proposto. Atrelar o nome de um campeonato ao de uma cerveja é, no mínimo, fazer com que o campeonato perca credibilidade junto à opinião pública e à sociedade, principalmente, na questão da prevenção contra a violência. Acho importante ganhar dinheiro. Mas ganhar dinheiro a qualquer custo, sem pensar na sociedade, é ERRADÍSSIMO! Quando existem patrocínio e responsabilidade social, todos ganham: os clubes e até a própria federação, aumentando sua credibilidade e, conseqüentemente, atraindo mais investidores (patrocinadores). Sei da boa intenção, mas o sr. Carlos Alberto Oliveira poderia usar uma alternativa junto a Ambev (Imbev) e ter procurado o patrocínio do seu refrigente (Antártica), por exemplo, que faz muito sucesso no país concorrendo com o americano (Coca-Cola), para que ele fosse o único refrigerante que pudesse ser vendido nos estádios, aumentando, conseqüentemente, as vendas da marca. Parabéns ao Juiz pela decisão contrária a venda de bebidas alcoólicas nos estádios e ao governador Eduardo Campos por apóia-la! Agora: É PRECISO MAIS FISCALIZAÇÃO DAS AUTORIDADES E MAIS RIGOR AOS QUE INFRIGIREM À DECISÃO! Melhor seria se a decisão final do impasse proibisse venda de bebidas alcoólicas numa área considerável próxima ao local do jogo, como previa inicialmente uma proposta de um parlamentar estadual. Outra questão que poderia ter sido revista é que, mesmo com a proibição das vendas de bebidas alcoólicas, a publicidade nos estádios da cerveja (no caso, Brahma Fresh) foi permitida, incentivando o público a consumir este produto, uma vez que a sua propaganda motiva a sua aquisição, mesmo que de forma inconsciente. Afinal de contas, a intenção não é proibir o consumo de bebida alcoólica dentro dos estádios de futebol e incutir a verdadeira idéia de que bebida alcoólica aumenta a violência e os acidentes e não combina com torcida? Então por que fazer marketing do produto dentro dos estádios motivando o público a beberem? Sinceramente não entendi e para mim foi uma forma de diminuir ou tornar menos impactante ou buscar alternativa a decisão judicial. Um absurdo!

Em tempo, só um lembrete, entre tantos que existem: DINHEIRO A TODO CUSTO É SER POUCO INTELIGENTE! A FÓRMULA 1 JÁ ESTÁ ABOLINDO PRODUTOS DE CONSUMO NOCIVOS À SAÚDE QUE SÃO ATRELADOS AO ESPORTE! A CRISE FINANCEIRA INTERNACIONAL TAMBÉM É UM GRANDE EXEMPLO DE QUE DINHEIRO E IRRESPONSABILIDADE SOCIAL NÃO COMBINAM! Recentemente, a Fifa liberou a venda de bebidas alcoólicas em jogos de Copa do Mundo. Coincidentemente depois que fez um contrato milionário com uma cervejaria. Lamentável! Um retrocesso com certeza!

Texto de Eduardo Maia, jornalista (DRT-PE: 3.444) – 17.01.2009 (atualizado em 16.06.2009)