domingo, 12 de julho de 2009

Dom Fernando sucede Dom José: decisão certa do Vaticano!


Dom Fernando sucede Dom José: decisão certa do Vaticano!

Depois de 24 anos à frente da Arquidiocese de Olinda e Recife (AOR), Dom José Cardoso Sobrinho (foto à direita) passa a sua administração para Dom Fernando Saburido (foto à esquerda). Dom Fernando Saburido foi nomeado no dia 1º de julho de 2009 pelo papa Bento XVI, que aceitou o pedido de renúncia de dom José Cardoso, que prescreve a renúncia (uma espécie de aposentadoria) do bispo ao completar 75 anos de idade. Dom José completou 76 anos no dia 30 de junho de 2009. O que esta mudança representará para os fiéis locais e a própria Igreja Católica? Não tenho a menor dúvida: mais diálogo. A escolha por Dom Fernando Saburido feita pelo Vaticano talvez tenha sido uma das mais importantes na gestão Bento XVI. Por quê? Dom Fernando é agregador e gosta de refletir sobre religião e a fé cristã, dialogando, escutando e agindo cordialmente. Ou seja, um conciliador que fará com que muita gente volte a frequentar à AOR, vendo de forma mais humana e democrática.

Digo isso, sem a menor dúvida! O estilo de ser de Dom José Cardoso Sobrinho, de deixar várias perguntas sem respostas, de tomar decisões polêmicas e, não raras vezes, agir muito formalmente no trato com as pessoas, entre outras atitudes, só fez afugentar fiéis da igreja. Eu trabalhei na AOR, como estagiário de jornalista, entre os dias 01 de março de 2002 e 31 de junho de 2003, e via isso perfeitamente. A distância era muito grande dos católicos para Dom José Cardoso.

Como estagiário, apesar de meus vacilos naturais decorrentes do crescimento profissional que estava vivenciando naquele momento, eu buscava trabalhar muito, movido não só pelas responsabilidades contratuais, mas, também, pelo desejo enorme de ver uma Igreja Católica local mais próxima dos seus fiéis. Na época, o bispo auxiliar da AOR era justamente Dom Fernando Saburido que, apesar da timidez, sempre que podia, dialogava com a Pastoral da Comunicação da qual eu fazia parte, juntamente com mais cinco pessoas, motivando-nos a enfrentar os obstáculos e a nos empenhar cada vez mais para fazermos bons trabalhos e sermos profissionais de qualidade.

Com poucas palavras, bastante atenção a todos que o procuravam e uma sólida ligação com Dom Hélder Câmara, Dom Fernando Saburido fazia as pessoas terem satisfação em conversar com ele. Algo imprescindível, principalmente, no mundo atual. Por todas essas características democráticas, a decisão do Vaticano pela nomeação de Dom Fernando foi certa!

Nascido no Cabo de Santo Agostinho, Região Metropolitana do Recife, Dom Antônio Fernando Saburido é da ordem dos beneditinos. Em 2000 ele foi ordenado bispo por Dom José Cardoso Sobrinho. No mesmo ano, assumiu a função de bispo auxiliar da arquidiocese de Olinda e Recife. Desde 2005 é bispo de Sobral, no interior do Ceará.

Texto de Eduardo Maia, jornalista (DRT-PE: 3.444) – 12.07.2009 (atualizado em 14.08.2009)