terça-feira, 13 de outubro de 2009

Lista das EMPRESAS QUE NÃO RESPEITAM o consumidor



(clique na imagem para ver os nomes em tamanho maior)

Lista das EMPRESAS QUE NÃO RESPEITAM o consumidor

No dia 13 de outubro de 2009, a Rede Globo Nordeste, através do NETV 2ª Edição, e o site PE 360 Graus (http://www.pe360graus.com/), ambos da Rede Globo, mostrou uma informação importantíssima para o consumidor pernambucano. De acordo com os mídias, o Sistema Nacional de Defesa do Consumidor divulga mensalmente os nomes das empresas que tem mais reclamações nos Procons de todo país. A consulta pode ser feita por estado. A lista nacional de 2008 poderá ser vista no site (http://www.pe360graus.com/), através deste link (http://pe360graus.globo.com/noticias/cidades/direitos-do-consumidor/2009/10/13/NWS,500165,4,65,NOTICIAS,766-PROCON-ALERTA-CONSUMIDORES-SOBRE-LISTA-EMPRESAS-MAIOR-NUMERO-QUEIXAS.aspx), ou clicando na foto acima para ter uma maior visibilidade. Já a lista estadual (não dá para colocar no blog porque é muito extensa), de setembro de 2008 a agosto de 2009, está no seguinte endereço: http://www.procon.pe.gov.br/. Em Pernambuco, lideram o ranking empresas e lojas de eletrodomésticos bastante conhecidas, de aparelhos celulares e operadoras de telefonia.

Ainda conforme os mídias globais nordestinos, o Procon-PE recomenda que os consumidores devem, antes de adquirir qualquer produto ou serviço, conhecer o cadastro das empresas mais reclamadas. O órgão observa que grande parte das empresas apontadas pelos consumidores vem figurando constantemente o ranking de reclamações.

Tanto a lista nacional como a estadual servem de base para o consumidor ter uma ideia do que e de quem está comprando. Vale a pena conferir e ficar de olho para escolher a empresa e o produto que se vai consumir!

Também vale a pena procurar informações em Procons de cidades porque muitas denúncias estão sendo feitas nestes órgãos também. Algumas cidades têm seu próprio Procon. Empresas como, por exemplo, determinada rede de lojas de eletrodomésticos, bastante famosa em Pernambuco, não aparece na lista nacional nem muito na lista estadual. Porém, posso garantir a vocês, leitores, através de fontes confiáveis, que esta rede de lojas, por exemplo, é uma das que mais recebem reclamações no Procon de Recife. Por uma questão de prevenção judicial, eu não poderei expor o nome da loja. Os telefones do Procon da capital pernambucana são: 0800.281.1311 ou (81) 3232.1460.

Texto baseado na reportagem do NETV e no texto do PE 360 Graus (http://www.pe360graus.com/); e ADAPTADO, ATUALIZADO E COMENTADO para o blog por Eduardo Maia, jornalista (DRT-PE: 3.444) – 13.10.2009 e 14.10.2009

Nenhum comentário: